domingo, 31 de maio de 2009

Entre o individual e o coletivo


Qual é o maior problema? O que resolver primeiro? A quem atender e que direção seguir quando se está tratando do interesse coletivo? Tomar decisões que impactem a vida alheia, produzir resultados que atendam os interesses da maioria e ser capaz de cuidar da própria vida e interesses, sendo ético, honesto e coerente são os desafios propostos a quem quer ser útil à sociedade da qual faz parte.
Necessidades, carências, percepções a respeito do seu ambiente. Somos os mesmos a muitos milhares de anos. A busca das melhores condições de vida é legítima e desejável, entretanto há sempre conflito entre o interesse individual e o coletivo. Quando o coletivo é enfatizado há o risco de se fazer as coisas de modo tão impessoal que injustiças sejam cometidas. É tratar como iguais pessoas diferentes. Quando o direito individual prevalece, parece ser assim no Brasil, presenciamos muitas vezes o desconforto daqueles que não estão sendo atendidos em um determinado momento pelas medidas adotadas, para em seguida verificarmos o quanto se beneficiam das mesmas medidas e as exaltarem.
Ouvir, escutar, tentar compreender. Muitas vezes este é o único caminho. A escuta interessada nos problemas alheios. Mas é preciso ouvir várias opiniões. A verdade que parece jorrar clara de uma pessoa encontra total resistência na verdade da outra. A certeza de um é a dúvida do seu próximo.

Um comentário:

  1. Mano, seu blog tá chow (entendeu?!). Vou tentar entrar com mais frequencia. Abraço, Andrei

    ResponderExcluir